top of page
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto
  • Ícone do Facebook Preto
Buscar

EduTalks - A Escola japonesa frente à diversidade religiosa e de gênero


O EduTalks, programa mensal de apresentações e entrevistas com pesquisadores e profissionais da educação de brasileiros e língua portuguesa no Japão, organizado pela área de Educação da ABrJ, deu início à sua segunda temporada. 


No EduTalks #14, a professora Nilta Dias, da Universidade de Sophia, introduziu dois artigos  que publicou sobre a diversidade religiosa e de gênero nas escolas japonesas. Ela apresentou casos anônimos de alunos brasileiros que enfrentaram dificuldades de convívio e continuação no sistema escolar japonês devido a expressões cotidianas de sua religiosidade, nas décadas de 2000 e 2010.


Em seguida, analisou como as escolas responderam de maneira parcial à época, como fruto da prioridade dada à educação de indivíduos para a sociedade. Apesar disso, a professora também apresentou medidas recentes de acolhimento à diversidade religiosa e de gênero em manuais governamentais de províncias, universidades, entre outros.


Por fim, a seção de perguntas e respostas foi bastante proveitosa, dos quais se pode destacar a discussão sobre a pouca abrangência de algumas mudanças de regras nas escolas, as quais são, em suas palavras, "em parte pela consciência e em parte pela consequência" - ou seja, para realmente acompanhar as mudanças sociais, mas também para não se envolver em problemas; e também sobre a importância da relação entre pesquisadores de educação e as escolas.


O episódio, como marca do EduTalks, terminou com o "Causo de esperança" inspirador da professora Nilta Dias. Este e outros episódios do EduTalks estão disponíveis no canal do YouTube da ABrJ, e podem ser acessados aqui.


(Por Ana Carolina Warigoda, membro da área de Educação - ABrJ)




 
 
 

Comentarios


© 2022 por Associação de Pesquisadores Brasileiros no Japão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page